terça-feira, 28 de junho de 2011

Considerações a cerca da Educação

O processo educativo vem apresentando várias configuração no decorrer da história. O que implica uma crise de concepções dos conceitos de didática desde o ensino tradicional até a inserção das tecnologias na rede de ensino.
Didática é o processo de ensino e aprendizagem, isto é, a atividade do professor e dos estudantes na busca de desenvolver capacidades cognoscitivas e operativas mediante a mediação da conhecimento. O ato de ensinar está interligado com a mediação do conhecimento prévio com situações reais, e da vivência dos estudantes. Ou seja, de coisas que eles já conhecem. Os estudantes podem colocar sua opiniões, e estas devem ser aceitas e valorizadas. As ideias que os estudantes trazem para a escola são necessárias para a construção de significados e progressivamente evoluírem, serem re-significadas com a mediação do docente.
O docente pode atuar como um facilitador do processo de ensino e aprendizagem. E uma ferramenta de grande importância que pode ser usada pelo docente no contexto atual a favor da educação, são as tecnologias. Estas não foram criadas para servir na educação, mas cabe ao docente desenvolver competências e habilidades para trabalhar com estas.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ensino

Novos Paradigmas educativos na era digital

Em meados dos anos 60 a 70 seguiram-se múltiplos processos formativos da Tecnologia em favor aos Sistemas Educacionais, foi uma década marcada por inovações educacionais. “Foi à década em que o termo "tecnologia educacional" (em todas as suas várias conotações) foi adotado”.
Desde as décadas mencionadas acima, as tecnologias passaram a se fazer cada vez mais presente nos espaços educativos. Hoje sabemos que boa parte da rede de ensino pública já possuem laboratórios de informáticas, com computadores conectados a internet.
Em contrapartida nem sempre os alunos freqüentam estes laboratórios. Mas por que isso acontece? São “n” os fatores que levam a este fato, onde podemos mencionar alguns, que julgo serrem os mais relevantes:
- Falta de conhecimento do docente para trabalhar no ensino dito hoje digital;
- Medo de “mexer” manusear os computadores e correr o risco de estragar alguma máquina;
- Medo de mudar.
Por vezes comentemos erros como estes, mas será falha de um grupo de docentes e ou do sistema que por vezes nos coloca tanta pressão para termos um cuidado extremo com os computadores que acabamos deixando de lado a vontade de irmos além, elaborando e praticando aulas diferenciadas, fazendo uso dos recursos a nossa disposição.
Frente a esta realidade, nos deparamos com duas opções: Ou “erguemos as mangas” e fizemos diferentes. Ou faremos parte daquelas que pensam que os computadores são os objetos caros e de enfeite das escolas.
Mediante a esta realidade, precisamos ter claro que nossos estudantes, já estão inseridos ao mundo digital, e que eles já “nascem” sem o medo de manusear, de apertar todos os botões, pesquisar e navegar pela internet. Segundo a esta certeza é de fundamental importância que o docente hoje tenha conhecimento e habilidades sobre as novas tecnologias. Para que desta forma ele consiga preparar aula diferenciadas de forma que possa atrair a atenção de seus educandos.
No contexto atual nossos jovens são “bombardeados” todos os dias por um leque de informações disponíveis na rede on-line. São muitas as informações, recebidas em intervalos te tempos muito curto, pois novas informações estão sempre chegando.
Por entendermos que os jovens de hoje recebem muitas informações, faz-se necessário que os docentes também estejam bem informados e atualizados. Pois somos nós, os docentes que devemos nortear estas informações, conhecimentos para nossos estudantes saber onde usa-las. Pois não basta ser servido de informações e não sabere o que fazer com as mesmas.

Competências Docentes no Contexto das Tecnologias (TICs) na educação básica.

Introdução:


O presente projeto pretende realizar um estudo sobre “Competências Docentes no Contexto das Tecnologias (TICs) na educação básica”. Entende-se que o processo educativo tem apresentado várias configurações tanto no que se refere à especificidade dos conhecimentos requeridos para a sua organização, quanto na sua condução pedagógica e aos modelos de ensino, desde os primórdios da história humana até a pós-modernidade.

Em todas as era da história que se passaram, cada uma foi marcada por um tipo de sociedade. De acordo com as crenças, os costumes e as necessidades das civilizações o sistema educacional abordava um modo de paradigma educativo, fosse para atender (a igreja, a burguesia, o governo e ao povo). Com o decorrer do tempo inúmeras evoluções foram acontecendo no meio social, como as transformações cientificas e tecnológicas. Da mesma forma o sistema educacional não pode permanecer imutável, pois o mesmo precisa acompanhar as transformações sociais.

No contexto atual, começa a dar-se ênfase a um método de ensino onde as tecnologias servem como ferramenta didática. Com isso surge o interesse em pesquisar, quais as competências docentes necessárias para que o professor consiga usufruir das tecnologias a favor da educação.



Justificativa:

Tendo em vista que a sociedade está em fase de transição, juntamente com as tecnologias cientificas, o sistema educacional não pode permanecer linear. Com isso é de fundamental importância que o docente aprenda a manusear com as novas tecnologias, bem como saber usar elas como ferramenta didática, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem.

Neste sentido BOSSONI 2007, sinala que: “Os avanços tecnológicos e o processo de reestruturação produtiva indicam um novo perfil à educação, o que acarreta um grande impacto inexorável nas concepções de qualificação e formação humana”. (pág. 15)


Poppovic (1998) reforça que no momento atual é preciso saber como os atores educacionais vão se apropriar dessas novas tecnologias, não só do ponto de vista de seu manuseio, mas principalmente de sua utilização pedagógica, para que possam provocar impactos positivas na escola.

Perrenoud (2000) aponta que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação aumenta o sentido dos saberes e dos trabalhos escolares. Por isso, o fundamental é refletir sobre o uso das mídias como meio educacional para definir quais são as que se adequam aos fins de cada projeto educacional. Para tal é necessário, inclusive, fazer uma avaliação das condições do público-alvo ter acesso a mídia (FRANCO, 2003).

Verifica-se que na atualidade apregoa a necessidade de um esforço de inovação pedagógica, de forjar-se um novo professor, um novo aluno, uma nova aprendizagem.

Baseando-se na perspectiva de pesquisar, estudar e analisar, o presente trabalho pretende apontar, caracterizar e descrever quais as competências e habilidades dos docentes frente às novas tecnologias, tanto para o manuseio das mesmas, como para sua atuação de práxis pedagógica.

Ao final do trabalho almeja-se obter fontes que indiquem qual o papel e o perfil do docente diante das tecnologias, bem como indicar quais as tecnologias que podem ser usadas como recursos didáticos.


Objetivos:


O principal objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar, descrever e caracterizar qual o papel e o perfil do docente frente às novas tecnologias. Bem como apontar como as tecnologias podem ser usados na educação.


Procedimento:


O estudo que se pretende desenvolver, de acordo com os objetivos trata-se de uma pesquisa investigativa, de natureza exploratória e descritiva. Segundo Furasté (2007), uma pesquisa de caráter exploratória refere-se: “buscar apenas mais informações sobre o que está sendo estudado” (pág. 38). Sendo que uma pesquisa descritiva trata-se, de observar, descrever, analisar, classificar e registrar fatos.

Para dar seguimento em meu trabalho farei um levantamento de materiais bibliográficos, através de livros, revistas na área de educação, artigo publicados na internet, autores versando temas como: Novas Tecnologias e Mediações Pedagógicas; Integração do Humano com o Tecnológico; Mudança no Processo de Ensino e Aprendizagem; Discentes e seus Domínios com as Ferramentas da WEB, além destes, ainda poderá ser consultado aportes teóricos semelhantes a estes.

Os temas acima mencionados poderão ser consultados com distintos autores, entre eles posso citar: WISKE, M.; LITWIN, E.; MORAN, M. José; FAINHOLC, B.; CABERO, J.; Vani KENSKI V.; Coll, C.; BARAJAS, M.; DIAS; Marcelo, C.; FERREIRA, L. entre outros, com a finalidade de obter maiores conhecimentos e desta forma poder analisar cuidadosamente o pensamento de cada autor para analisar e atender aos objetivos da pesquisar.

Após obter um bom suporte teórico e possuir maior conhecimento sobre o assunto darei seguimento na parte descritiva, realizando a concretização do trabalho.


Recursos:

Os recursos que serão utilizados para a realização deste trabalho será um PC, conectado a internet para capturar publicações, artigos, como livros da referência bibliográfica disponíveis a todo momento.


Avaliação:

Avaliar quais as tecnologias que os professores pode utilizar em suas aulas de acordo com as suas habilidades e competências.




Referências Bibliográficas


BOSSONI, J. Ensino a Distância: Um Estudo sobre a Satisfação dos Alunos de Graduação a Distância de um Instituição de Ensino de Tenente Portela. Monografia de Pós-Graduação. Faculdade de Itapiranga – FAI. 2007.


FURASTÉ, A. P. 2007. Normas Técnicas para Trabalhos Científicos elaboração e formatação. 14º. Ed. Porto Alegre: s.n.


GIL, Antonio Carlos. 2007. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas S.A.

MORAN, José Manuel. 2007. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAN, José Manuel (org); MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. 2000. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus.

Vídeo 2

O mundo digital....

Vivemos no mundo da Informação

terça-feira, 7 de junho de 2011

Apresentação

Hoje, dia 07/06/2011, nossa turma esta aprendendo a criar blogs. Meu primeiro blog é referente ao meu projeto do curso "Competêcnias Docentes no Contexto das Tecnologas".