Novos Paradigmas educativos na era digital
Em meados dos anos 60 a 70 seguiram-se múltiplos processos formativos da Tecnologia em favor aos Sistemas Educacionais, foi uma década marcada por inovações educacionais. “Foi à década em que o termo "tecnologia educacional" (em todas as suas várias conotações) foi adotado”.
Desde as décadas mencionadas acima, as tecnologias passaram a se fazer cada vez mais presente nos espaços educativos. Hoje sabemos que boa parte da rede de ensino pública já possuem laboratórios de informáticas, com computadores conectados a internet.
Em contrapartida nem sempre os alunos freqüentam estes laboratórios. Mas por que isso acontece? São “n” os fatores que levam a este fato, onde podemos mencionar alguns, que julgo serrem os mais relevantes:
- Falta de conhecimento do docente para trabalhar no ensino dito hoje digital;
- Medo de “mexer” manusear os computadores e correr o risco de estragar alguma máquina;
- Medo de mudar.
Por vezes comentemos erros como estes, mas será falha de um grupo de docentes e ou do sistema que por vezes nos coloca tanta pressão para termos um cuidado extremo com os computadores que acabamos deixando de lado a vontade de irmos além, elaborando e praticando aulas diferenciadas, fazendo uso dos recursos a nossa disposição.
Frente a esta realidade, nos deparamos com duas opções: Ou “erguemos as mangas” e fizemos diferentes. Ou faremos parte daquelas que pensam que os computadores são os objetos caros e de enfeite das escolas.
Mediante a esta realidade, precisamos ter claro que nossos estudantes, já estão inseridos ao mundo digital, e que eles já “nascem” sem o medo de manusear, de apertar todos os botões, pesquisar e navegar pela internet. Segundo a esta certeza é de fundamental importância que o docente hoje tenha conhecimento e habilidades sobre as novas tecnologias. Para que desta forma ele consiga preparar aula diferenciadas de forma que possa atrair a atenção de seus educandos.
No contexto atual nossos jovens são “bombardeados” todos os dias por um leque de informações disponíveis na rede on-line. São muitas as informações, recebidas em intervalos te tempos muito curto, pois novas informações estão sempre chegando.
Por entendermos que os jovens de hoje recebem muitas informações, faz-se necessário que os docentes também estejam bem informados e atualizados. Pois somos nós, os docentes que devemos nortear estas informações, conhecimentos para nossos estudantes saber onde usa-las. Pois não basta ser servido de informações e não sabere o que fazer com as mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário