domingo, 18 de novembro de 2012


Conceito de Currículo
O currículo escolar durante a sua construção, deve ser pensado a partir da comunidade onde aquela escola esta inserida. Bem como nos alunos; nos professores; nos funcionários; na equipe pedagógica e diretiva, obre o desejam com este currículo. Este deve relacionar os conteúdos científicos com a vida dos educandos, precisa também ir além da escola e dos livros didáticos.
Quando tratamos de ensino e aprendizagem, precisamos levar em consideração a estrutura dos currículos nas escolas, o qual necessita de flexibilidade, ser aberto a situações novas que surgem no dia-a-dia. Assim como contar com o uso das tecnologias para auxiliar na construção do conhecimento.
Ao fazer o curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, comecei a estudar mais sobre a importância do uso das tecnologias na educação, como aliada na construção do conhecimento. Uma das atividades propostas pelo curso é a elaboração de um projeto, o qual envolve tanto os conteúdos que estão no currículo formal da escola onde trabalho, como também o currículo oculto e as tecnologias.
Em relação aos conteúdos formais que fazem parte do currículo para desenvolver meu projeto, escolhi a Termoquímica. Partindo deste tema, relacionei o mesmo com a vida dos educandos, instiguei um dialogo entre os sujeitos, onde por momentos eu me pronunciava e participava das discussões dando dicas de respostas.
Ao se trabalhar com um currículo que seja flexível, devemos ter em mente que nem sempre os assuntos que surgem durante uma aula fazem parte do currículo, pois algumas discussões nos levam a dúvidas, questões que não fazem parte do currículo formal, mas que devem ser estudadas por serem importantes naquele momento.
Quanto ao uso das tecnologias nas aulas de química, pude perceber que a grande maioria dos educandos gosta de trabalhar usando o computador, sendo que também possuem habilidades com a máquina, porém alguns ainda não possuem conhecimentos sobre o uso do computador.
Currículo é tudo aquilo que faz parte da escola, os planos de ensino, os conteúdos, as práticas de ensino, as atividade extraclasse, os professores, os funcionários, o setor pedagógico e a equipe diretiva. Currículo formal é aquele que se encontra escrito, e currículo oculto é o conhecimento que os alunos, professores e a comunidade local trazem em suas bagagens de vida.

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